Quem sou eu

Minha foto
Jundiaí, SP, Brazil
Quem sou eu? Meu nome é cintia, apelido lady fatô. Vivo em Jundiaí . Grata por ter um Pai Celestial tão bom e generoso.Amo meu esposo e filhos.Encanto-me com a beleza, Sou defensora acirrada do meio ambiente, busco sempre novas maneiras de me organizar e cuidar do meio ambiente. Alguém que gosta de um ambiente belo, bem decorado. Trabalho com sinalização arquitetônica, junto a arquitetos em decoração de ambientes (execução, impressão, recorte e aplicação de adesivos para parede e tetos) ,painéis decorativos e pintura artística em tetos de templos enfim tudo que envolve arte e decoração (www.paredequefala.blogspot.com) .FAço também qualquer artefato em acrílico www.visualpoint.com.br e blog www.acrilicando2.blogspot.com Neste blog vou compartilhar trabalhos manuais, aproveitamento de descartáveis, minhas viagens, e enfim as coisas que me surpreendem . Sejam bem-vindos!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Armazenamento de Alimentos - Embalagem de Alumínio.

Conservas de Alimentos em Embalagens de Alumínio e absorventes de Oxigênio.

Dei o curso deste tipo de Conserva de Alimentos em Jundiaí e Campinas. Fizemos uma aula prática e para não precisar imprimir e onerar a natureza, coloco aqui as instruções para os que estão interessados neste tipo de conserva.
Usa-se a máquina seladora, a embalagem de alumínio/plástico e o sachet de absorvente de Oxigênio. Tanto as embalagens de alumínio como o sachet  podem ser adquiridos nos centros editoriais da Igreja. Este tipo de conserva é muito prático, pois os alimentos duram muito tempo , é fácil de empilhar e é rápido.
Os alimentos que podem ser conservados, são os grãos secos  e pouco oleosos. O sachet contém pó de ferro.Umidade nos alimentos embalados faz com que o ferro absorva o oxigênio. Como se oxida, o ferro absorve
oxigênio. Os absorventes  de oxigênio cobrem  300 centímetros cúbicos   para secar adequadamente alimentos  embalados em recipientes de até a capacidade de um saco de Alumínio/plástico  (4 litros).
O ar é cerca de 20 por cento de oxigênio e 80 por cento de nitrogênioEstes absorventes  removem apenas o oxigênioO restante  na embalagem  é na maior parte de nitrogênio e não afetará o alimento ou permitirá  o crescimento de carunchos.
Estes sachets são feito de uma material que não permite que o pó de ferro saia da embalagem,  entretanto consegue absorver o oxigênio.
 Abaixo traduzi a apostila que se encontra no link http://providentliving.org/pfw/multimedia/files/pfw/pdf/109616_OxygenAbsorbers31_MAR_08_pdf.pdf
Para enxergar melhor clique em cima das folhas abaixo.





Um comentário:

Tricia disse...

Oi Cintia!

Eu vou estar sabado no treinamento aqui na estaca Campinas, me disseram que vc que vai dar. Que bom que vou te conhecer pessoalmente... na verdade eu sei que eu já te vi mas eu nem te conhecia, então agora vai ser bem mais legal!
E já que vi o post aqui vou adiantar algumas perguntas tá!
Queria saber se esse tipo de armazenamento é só para grãos, não pode ser para farinha de trigo ou fubá? se não vc sabe se tem algum método seguro para armazenar esse tipo de alimento?
Pode se usar uma seladora simples? é o sachê que vai retirar o ar?
Só mais uma... =D
Vc vai ensinar tambem o armazenamento de alimentos prontos da panela de pressão, algumas irmãs na minha ala já compraram a panela, mas não sabem como fazer e temos grande interesse nesse tipo de armazenamento.
Bom um beijão pra vc... desde já te agradeço!!! até sabado!!!