Quem sou eu

Minha foto
Jundiaí, SP, Brazil
Quem sou eu? Meu nome é cintia, apelido lady fatô. Vivo em Jundiaí . Grata por ter um Pai Celestial tão bom e generoso.Amo meu esposo e filhos.Encanto-me com a beleza, Sou defensora acirrada do meio ambiente, busco sempre novas maneiras de me organizar e cuidar do meio ambiente. Alguém que gosta de um ambiente belo, bem decorado. Trabalho com sinalização arquitetônica, junto a arquitetos em decoração de ambientes (execução, impressão, recorte e aplicação de adesivos para parede e tetos) ,painéis decorativos e pintura artística em tetos de templos enfim tudo que envolve arte e decoração (www.paredequefala.blogspot.com) .FAço também qualquer artefato em acrílico www.visualpoint.com.br e blog www.acrilicando2.blogspot.com Neste blog vou compartilhar trabalhos manuais, aproveitamento de descartáveis, minhas viagens, e enfim as coisas que me surpreendem . Sejam bem-vindos!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Como fazer um terrário - Jardim no vidro


O terrário nasceu quando um agricultor, observando sua plantação toda deteriorada devido a seca, notou uma garrafa de vidro transparente com uma plantinha viva dentro. Estudou então como fazer um terrário.  Tive a idéia de fazer um terrário porque tenho muitos vidros antigos de conservas, que tem aquela borracha  laranja de vedação, mas atualmente não existem mais. O que fazer então?  Terrario: Colocar plantas pequenas, tipo suculentas,  e quando você for fazer uma caminhada, leve um canivete ou estilete para tirar placas de musgo durante o caminho e coloque no ser terrário para decorá-lo. Faça miniaturas de  casinhas, joaninhas, poste de cartas, coelhinhos etc...
É uma ótima opção para você surpreender dando de presente. Por que não agora no dia das mães.
MODO DE FAZER

Arrume alguns vidros, tais como vidros antigos de conservas, uma taça desparcerada, áquarios .Limpe com alcool o vidro
FAça  camadas dentro do vidro (ou da garrafa pet, cortada ao meio): primeiro as pedrinhas, depois o carvão e por último a terra.
Deixe cada camada bem nivelada. 
Na última camada (terra), faça buracos e plante as mudas. Faça um palito de pipa com uma boneca de pano na ponta para ajudar afofar a terra furar para colocar a muda, etc..
A camada de terra serve para alimentar a planta.
As pedrinhas e o carvão servem para drenar  a água. e o carvão não deixa desenvolver mau odor, e fungos dentro do vidro.
Molhe a terra, cubra o vidro com o plástico, passe o elástico em volta para ficar bem vedado. Ou tampe com tampa de metal se for vidro de conservas ou tampa de vidro.
Ponha o recipiente em lugar que receba luz indireta.
Depois de fechar o vidro, o ciclo começa. A água penetra pela raiz e é liberada por meio das folhas, pela evaporação.
Como o espaço não é suficiente para absorver todo o vapor que fica nas paredes e no teto do recipiente, quando a umidade chega ao ponto em que a terra já não consegue absorver a água (saturação), ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo.
O terrário se mantém sozinho, mas verifique toda semana se é necessário colocar um pouco de água. Deve-se ter o cuidado de não exagerar na água, para as raízes das plantas não apodrecerem.
Você pode colocar mais plantas ou substituí-las.
O terrário   é também um bom meio para explicar  para nossas crianças como funciona a camada de ozônio. Aqui, quem excerce a tarefa é a tampa do recipiente .”Sem ela, o vapor se perde no espaço e não há oportunidade de molhar a terra para que o ciclo recomece.
Muitos constroem terrários grandes para colocar tartaruga, lagartos, joaninhas, e minhocas  etc..
Decore com miniaturas seus terrários
Segue fotos de terrários japoneses, coreanos ,




Você pode também montar na tampa uma bolota de terra argilosa, revestir com musgo e plantinhas sobre o carvão e pedrinhas,






Para aproveitar aquela taça sozinha,






Estas cupulas são lindas. Eu encontrei para comprar no Ceasa Campinas










Ações do document

3 comentários:

Jonathan disse...

Muito bonito Cintia. Legal mesmo. Ja estou tendo uma ideia.

Anônimo disse...

Cintia,
Adorei!
Quero muito fazer um curso de terrario.
Alguma dica em Sao Paulo?
E para fazer as miniaturas, adoraria fazer eu mesma...
Algum curso?
Mas tambem gostaria de comprar algumas para montar is terrarios mais Rápido. Dicas de onde?
Obrigada
Juliana
(ajumacedo@hotmail.com)

Janeth disse...

São lindos, gosto muito. Vou fazer p/ decorar minha casa, já que amo as plantas. Gostaria de saber se posso fazer um terrário com uma orquídea? ela se adapta melhor no fechado ou aberto? Adorei visitar seu blog. Obrigada
Janeth