Quem sou eu

Minha foto
Jundiaí, SP, Brazil
Quem sou eu? Meu nome é cintia, apelido lady fatô. Vivo em Jundiaí . Grata por ter um Pai Celestial tão bom e generoso.Amo meu esposo e filhos.Encanto-me com a beleza, Sou defensora acirrada do meio ambiente, busco sempre novas maneiras de me organizar e cuidar do meio ambiente. Alguém que gosta de um ambiente belo, bem decorado. Trabalho com sinalização arquitetônica, junto a arquitetos em decoração de ambientes (execução, impressão, recorte e aplicação de adesivos para parede e tetos) ,painéis decorativos e pintura artística em tetos de templos enfim tudo que envolve arte e decoração (www.paredequefala.blogspot.com) .FAço também qualquer artefato em acrílico www.visualpoint.com.br e blog www.acrilicando2.blogspot.com Neste blog vou compartilhar trabalhos manuais, aproveitamento de descartáveis, minhas viagens, e enfim as coisas que me surpreendem . Sejam bem-vindos!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

horta em Garrafa Pet

Venho de um lar , onde a horta era linda. Meu avô tinha uma mão para podar e cuidar de plantas. As parreiras de uva de minha casa e de minhas tias eram lindas. Tudo feito pelo meu avô.  Se queremos cuidar do meio ambiente, precisamos começar com o verde em casa. Esta tem sido uma de minhas metas, colocar mais verde dentro de casa  e no quintal , e achei super interessante  esta postagem que vi no lost in Japan.  fonte: http://lostinjapan.portalnippon.com/2010/05/sua-horta-em-garrafas-pet-lost-in-japan.html
Achei legal porque ficam bonitas, e tem um reaproveitamento das Pets.

Como plantar em garrafas pet com um toque de arte.


O processo é fácil:
Junte suas garrafas pet de tamanho grande.
Corte a parte superior, do gargalo.
Faça buracos bem pequenos, ao fundo da garrafa, para drenagem.
Faça um furo lateral na parte superior. Com um arame ou gancho (tem uns excelentes à venda nos 1,99 japoneses) prenda a garrafa pet.
Coloque um substrato leve e fértil na garrafa. E plante as verduras que desejar.
Molde as verduras no formato que desejar, conforme crescem. Vá tirando as folhas sobressalentes e consuma-as.
Direcione-as para que seus caules fiquem inclinados na direção que achar mais bonita. Cuidado para não forçar demais e quebrar o caule da planta.
Não deixe as garrafas em localidade com sol muito forte. O calor excessivo poderá ressecar demais a terra, matar a raiz da planta pelo aumento exagerado na temperatura.

Outras idéias  super legais de hortas,  que arrumei no blog: http://liquidificadordoboulevard.blogspot.com/2011/01/horta-em-apartamento.html



Olha  que fofas!

Alguns temperos que dá para plantar em vasinhos e incrementar a alimentação.
Alecrim: de aroma fresco, dá um sabor especial às aves, aos molhos de tomate, frutos do mar, carnes, patês, berinjela, batatas, couve-flor, pães, sucos e saladas de frutas.

Manjericão: de sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. E o principal ingrediente do molho ao pesto.

Estragão: de sabor marcante, parecido com o anis, dá um toque especial a vinagres, picles, molho tártaro de mostarda e maionese. Ótimo em saladas verdes, frutos do mar, pratos com ovos, frangos e carnes.

Cebolinha verde: muito usado em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas.

Hortelã: com seu sabor e cheirinho refrescantes a hortelã marca presença, suas folhas são usadas para chá, em ensopados, molhos e saladas, ideal para a carne de carneiro.

Orégano: indispensável para pizzas. Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.

Pimenta dedo-de-moça: além do delicioso sabor, vai deixar sua horta bastante colorida e alegre. Seu sabor picante mais suave é ideal para pratos ensopados.

Salsinha: ótima em canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios.

Sálvia: indicada na preparação e no recheio de carnes e aves em geral, marinados, sopas, cremes, molhos de tomate, queijos, em massas com manteiga, batatas e chá.

Achei super interessante neste site o tempo que deve ser plantada cada planta.



Nenhum comentário: